![]() |
Reprodução/TV Jornal |
O número de casos registrados em Pernambuco da sífilis, doença sexualmente transmissível, aumentou cinco vezes entre os anos de 2011 e 2016, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo, foram 5.545 novos nesse período. A maioria dos pacientes diagnosticados tem entre 20 e 29 anos, porém, esses dados podem ser apenas uma ponta de um cenário ainda maior, já que muitas pessoas nunca fizeram o teste que diagnostica a doença.
Todos os postos de saúde em Pernambuco têm capacidade para tratar e diagnosticar a sífilis. A doença começa de forma silenciosa, até apresentar sintomas como feridas em toda a pele e perda da visão. E é justamente por começar sem dar sinais e ter acesso fácil ao tratamento, que a doença é negligenciada pela população. Para identificar a sífilis, basta retirar uma gota de sangue na ponta do dedo do paciente e por na paleta reagente. O resultado do exame é divulgado em 15 minutos.
Tratamento
Nas situações em que o resultado dos exames for positivo, o casal é orientado nos postos de saúde dos municípios a usar sempre preservativos. Cada um é medicado com uma injeção de penicilina e recebe as camisinhas gratuitamente. “A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e tratável. Qualquer posto de saúde tem condições de orientar, fazer o diagnóstico e tratar o paciente”, acrescentou François.
Fonte: TV Jornal
0 Comments:
Postar um comentário