Câncer intestinal poderá ser detectado por uma gota de sangue
Um furinho no dedo, uma gota de sangue e pronto: tem-se o resultado preciso se o paciente com suspeita de câncer de intestino está, de fato, doente.
Tal teste é foco de um estudo britânico pioneiro e que poderá revolucionar o diagnóstico da condição. Além da facilidade, através de material sanguíneo também poderá detectar com mais precisão condições pré-cancerígenas como pólipos.
Além disso, alguns pacientes poderão ser poupados do exame de colonoscopia — de imagem que permite a exploração e a visualização do cólon, para detectar lesões no interior do órgão, realizada com o auxílio de uma sonda, chamada colonoscópio. Caro, em torno de 1500 reais, é considerado desconfortável e invasivo.
Para se ter uma ideia, apenas na Inglaterra são diagnosticados 41 mil casos de câncer de intestino por ano, tornando-se o segundo com maior probabilidade de morte no Reino Unidos. De acordo com dados da instituição Cancer Research UK, cerca de 10% dos casos são detectados através dos programas nacionais de triagem.
Por haver uma resistência natural, muitos casos de pacientes são detectados apenas após apresentarem sangue nas fezes — o que pode indicar doença em estágio avançado.
O novo teste em estudo procura certas moléculas no sangue, conhecidas como biomarcadores, que são liberadas por células cancerígenas. Além disso, os tumores podem produzir substância químicas que alteram a forma como o corpo utiliza ou absorve certos nutrientes dos alimentos no intestino.
O teste, criado pela empresa de biomedicina Universal Diagnostics, mede de 30 a 40 marcadores que são mais propensos a detectar câncer de intestino. Os resultados são devolvidos no prazo de 24 horas.
Estudos anteriores mostram que sua precisão é comparável ao teste de fezes, detectando 87 % dos cânceres colorretais. Os pesquisadores explicaram que também rastreia 83 % dos pólipos que podem se transformar em câncer e precisam ser removidos, em comparação com uma taxa de detecção de apenas 42 %, por meio de exames comuns de fezes.
Isso significa que os médicos podem identificar potenciais cânceres em um estágio muito anterior, removendo pólipos e prevenindo o câncer antes de a doença ser deflagrada.
Fonte: Veja
Related Posts:
Enfermeira é primeira brasileira vacinada contra a Covid-19 em solo nacional Foto: Governo de São Paulo/Divulgação A primeira aplicação no Brasil da vacina contra a Covid-19, fora dos ensaios clínicos, foi feita às 15h30 deste domingo (17) no Centro de Convenções do Hospital da… Read More
SP confirma três primeiros casos de covid por variante do coronavírus de Manaus Getty Images A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou, nesta terça-feira, 26, três casos importados de covid-19 no Estado causados pela nova variante brasileira do coronavírus, ident… Read More
TCU dá 10 dias para Saúde explicar envio de cloroquina destinada a malária para tratar Covid Foto: Reprodução BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) — O TCU (Tribunal de Contas da União) cobrou do Ministério da Saúde informações sobre a distribuição de cloroquina produzida para controle da malária que acab… Read More
Variante britânica do novo coronavírus é detectada em 60 países Foto: Reuters A variante britânica do vírus da covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo e foi detectada, na semana passada, em 60 países e territórios, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, … Read More
Governo de Pernambuco confirma que 270 mil doses da CoronaVac chegam ao Estado nesta segunda (18) Foto: Aluísio MoreiraO Governo de Pernambuco afirma que receberá 270 mil doses da CoronaVac na noite desta segunda-feira (18). Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, as doses da imunizante dev… Read More
0 Comments:
Postar um comentário