Foto:Divulgação
|
Alguns compostos químicos e substâncias podem prejudicar a sua saúde, em alguns casos, prejudicar a absorção de nutrientes e até a aumentar a compulsão alimentar. Veja o que não deve ficar no seu prato.
1) Emulsificantes
Esses compostos químicos são adicionados aos alimentos com o objetivo de oferecer uma textura melhor aos industrializados com o sorvete, maionese, chocolate, margarina e salsicha. Em excesso, os emulsificantes no organismo interferem na microbiota intestinal, fazendo com que a absorção de nutrientes essenciais diminua e neurotransmissores responsáveis pela sensação de fome fiquem em desequilíbrio.
2) Glutamato monossódico
É comum em industrializados e itens fast-food para ressaltar o sabor dos alimentos. Para quem consome em demasia, um dos efeitos é a compulsão alimentar. Alguns estudos relacionam o uso ao ganho de peso e até de doenças degenerativas, a curto e médio prazo.
3) Adoçantes artificiais
Os adoçantes, usados para substuir o açúcar, aumentam os níveis de neurotransmissores que liberam insulina e auementam a vontade de comer doce. Uma dica é fugir deles e optar por frutas e até canela.
4) Alimentos low fat
Ter baixo teor de gordura não significa que há poucas calorias e que a perda de peso será fácil. Uma pesquisa publicada no periódico científico Appetite descobriu, depois de analisar a composição nutricional de aproximadamente 6 mil itens do mercado, que as versões low fat nem sempre apresentam uma diferença calórica significativa se comparadas aos alimentos em sua versão tradicional. Dessa forma que surge a falsa impresão de estar ingerindo menos calorias. Escolha alimentos com gordura do bem em quantidade adequada.
Fonte: Redação iBahia
0 Comments:
Postar um comentário