Foto: Polícia Militar do Pará/Divulgação
|
É comum, atualmente, o uso do celular enquanto está carregando na tomada devido as pessoas passarem a maior parte do dia conectadas. Entretanto, a concessionária de energia elétrica do Pará (Celpa) alerta para riscos de acidente em decorrência desse hábito que pode levar a pessoa à morte.
O uso do celular conectado ao carregador pode causar explosões ou descargas elétricas por causa do aquecimento do aparelho durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo".
“O ideal é deixar o celular carregando sem mexer nele, porque enquanto carrega o aparelho fica esquentando e quando é manuseado, esquenta mais e fica ainda mais exposto ao risco de explosão”, explica o técnico de Segurança da Celpa, Áquila Carvalho.
A grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação pode ser transmitida para o usuário, em caso de falha de isolamento no carregador, descargas elétricas ou sobrecargas na rede, que causam instabilidades na tensão das tomadas.
Em Prainha, no oeste do Pará, um adolescente de 17 anos morreu em fevereiro de 2018 após ser atingido por uma descarga elétrica, enquanto usava o celular que estava carregando e com o fone de ouvido. Neste caso, aconteceu uma descarga elétrica devido uma forte chuva com raios no local.
Durante tempestades, a Celpa recomenda que não seja utilizado celular que estiver recebendo carga e nenhum outro eletrodoméstico. As descargas elétricas podem penetrar na rede elétrica e atingir o carregador do telefone, ou de outro equipamento eletrônico. Eventuais instabilidades na rede elétrica também podem facilitar a passagem de corrente através do carregador.
Outra questão é sobre telefones móveis e carregadores pirateados, que, segundo a Associação de Consumidores dos países asiáticos, podem ter peças de segurança retiradas para baratear custos e serem fora dos padrões de segurança, com a possibilidade de transformar o aparelho em granadas.
Também é necessário se atentar para que o local em que o celular ficará carregando não seja próximo a superfícies inflamáveis. O Corpo de Bombeiros costuma informar que essas situações aumentam a chance de um incêndio. Ao colocar para carregar, é importante que o celular fique a uma distância segura.
Deve-se ainda evitar carregar o celular em ambientes úmidos, seja um banheiro cheio de vapor ou s proximidades de uma piscina, porque a água é uma boa condutora de eletricidade. Isso faz com que os riscos de curto e de choque elétrico aumentem.
Fonte: G1 Santarém, PA
0 Comments:
Postar um comentário