Foto: Reprodução/ Eurofarma
|
uma penicilina usada no tratamento de sífilis. Em seu site, a Eurofarma, responsável pela produção do remédio, declarou que a suspensão temporária visa a "implantação de melhorias", mas que “as unidade remanescentes poderão ser consumidas normalmente até a data de validade informada na embalagem". O anúncio pode complicar a situação de controle sobre a doença. No Recife, por exemplo, o estoque é suficiente apenas para atender a demanda dos próximos seis meses.
A informação da suspensão da droga gerou um alerta, pois a penicilina já vinha passando por desabastecimentos mundiais, o que alavancou a sífilis em adultos e também os casos de sífilis congênita. Poucos laboratórios no mundo produzem a droga e a fazem em pequena quantidade, devido ao medicamento não ter patente e, por isso, gerar pouco lucro.
A penicilina benzatina é o único antibiótico capaz de tratar a sífilis em fetos. Caso a doença em mulheres grávidas não seja tratada, o bebê corre o risco de nascer cego, surdo ou com malformações ósseas.
Estoque crítico
Entre 2014 e 2016, os estoques em Pernambuco, por exemplo, passaram por momentos críticos. Neste mesmo período, o número de pessoas que adquiriram a enfermidade foi multiplicado por cinco no estado.
As notificações subiram 152% entre 2014 e 2015, e mais 103% se observamos 2015 e 2016. Já os casos de transmissão de mãe para bebê foram de 1.280 em 2014, 1.313 em 2015 e 1.418 até março de 2017.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclareceu que a penicilina é disponibilizada na Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios. Na rede estadual, que possui equipamentos hospitalares de alta complexidade, há estoque do insumo. O Ministério da Saúde (MS), para auxiliar as cidades, encaminhou, desde setembro de 2016, 16 mil fracos ao estado para o tratamento de sífilis em gestante.
No Recife, a BENZILPENICILINA BENZATINA 300.000UI/ML - 4ML (Benzetacil 1.200.000UI 4ML) é utilizada em pacientes com menos de 18 anos, que fazem parte do Programa de Febre Reumática. Atualmente, o estoque é suficiente para atendimento nos serviços de saúde até seis meses.
Caso até esse momento, a produção não seja restabelecida, poderá ser utilizada como opção terapêutica a PENICILINA G BENZATINA 1.200.000UI FA. E para este medicamento, existem outros produtores no Brasil, não acarretando em desabastecimento.
Fonte: Renata Coutinho com agências
0 Comments:
Postar um comentário